O PROJETO DE LEI 2630 E O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NAS DEMOCRACIAS: DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO À TIRANIA DA MENTIRA DIRECIONADA

Autores

  • Alessandra Knoll IFSUL
  • Alvaro Fernandes Martins UFSC

Palavras-chave:

Democracia de Direito; Fake News; Colisão de Princípios Fundamentais do Direito; Liberdade de Expressão Restrita.

Resumo

O presente artigo teve como objetivo descrever a colisão entre os direitos
fundamentais no debate acerca do Projeto de Lei nº 2630, de 2020, no Brasil. A partir
desse contexto, pretendeu-se compreender a liberdade de expressão no rol desses direitos,
bem como a sua aplicação no Estado Democrático de Direito; analisar o fenômeno
das fake news e dos perfis falsos e suas influências na democracia; debater o Projeto de
Lei 2630/2020; conceituar a colisão de direitos fundamentais; e descrever como essa
colisão é analisada pela jurisprudência do Supremo Tribunal Federal brasileiro. Quanto
à metodologia, empregou-se o pensamento dedutivo, de natureza qualitativa, por meio
do estudo da documentação indireta, como a doutrina, textos jornalísticos e jurisprudência.
Ao final, concluiu-se que a propagação de fake news é um dos fatores que fomentam
o descrédito em relação ao Estado Democrático de Direito e às demais instituições
democráticas frente à população, na medida em que leva os cidadãos a questionarem sua
validade e funcionamento o que, consequentemente, isso oferece risco à sua manutenção
e coloca em risco também os direitos fundamentais. Já em relação ao direito fundamental
à liberdade de expressão, conclui-se que esse não é irrestrito, com base na jurisprudência
do STF, ao analisar a colisão desse princípio liberal com os princípios sociais.

Biografia do Autor

Alessandra Knoll, IFSUL

Alessandra Knoll é doutora, mestra e graduada em Administração de empresas pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), especialista em Gestão de Pessoas nas Organizações pela mesma instituição (UFSC), onde também foi monitora das disciplinas de Recursos Humanos I e II, tutora de Ensino (EaD), coordenadora de tutoria (no Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional - NUTE) e professora de Administração Pública (EaD). Especialista em Gestão de Projetos e Responsabilidade Social pela Faculdade Municipal da Palhoça e graduada em Direito pela Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI). Lecionou as disciplinas de Teoria Geral das Organizações, Recursos Humanos e Projeto de Monografia na Universidade Barriga Verde (UNIBAVE) onde também foi coordenadora de pesquisa e extensão dos cursos de Administração e Contabilidade. Atuou como tutora na UFSC e no Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). Ganhou o prêmio ser humano como melhor artigo cientifico e apresentou artigos vinculados a áreas diversas, em vários Estados Brasileiros e na Europa. Atualmente é professora no SENAI e  IFSUL

Alvaro Fernandes Martins, UFSC

Possui graduação em Direito pela Universidade do Sul de Santa Catarina UNISUL (2010), pós-graduação em Direito Público pela Universidade Anhanguera-Uniderp (2011) e pós-graduação em Direito Ambiental pelo Centro Universitário Internacional - UNINTER (2014). É pós-graduando do curso de especialização em Gestão Pública no IFSC. Atualmente, atua no Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catarina, no qual é chefe da Seção de Cumprimento de Atos de Resistência - Divisão de Tramitação Remota das Execuções Fiscais. Atuou na assessoria jurídica da Prefeitura Municipal de Capivari de Baixo - SC. Atuou como Residente Jurídico no Ministério Público do Estado de Santa Catarina, instituição na qual atuou nas áreas de cidadania, direitos humanos, moralidade administrativa e controle de constitucionalidade. Também atuou como assessor de gabinete no Tribunal de Justiça de Santa Catarina. Tem experiência nas áreas de Direito Tributário, Administrativo, Constitucional e Processual Civil. Tem interesse no estudo dos Direitos Humanos, em perspectiva interdisciplinar, na relação entre Direito e Linguagem, e nas possíveis interconexões do Direito com outros campos do conhecimento, como a Literatura.

Referências

ALDÉ, Alessandra. A construção da política: democracia, cidadania e meios de comunicação de massa. Rio de Janeiro: FGV, 2004.

ANDRADE, Léo Rosa de. Liberdade privada e ideologia. São Paulo: Editora Acadêmica, 1993, p. 85.

AZAMBUJA, Darcy. Teoria geral do Estado. 44 ed. São Paulo: Globo, 2003.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/ConstituicaoCompilado.htm>. Acesso em: 11 maio 2023.

CADEMARTORI, Sérgio. Estado de direito e legitimidade: uma abordagem garantista.2 ed. Campinas: Millenium, 2006.

CHAIA, Vera; CHAIA, Miguel (orgs.). Mídia e política. São Paulo: Educ, 2000.

CHAUÍ, Marilena de Souza. In: LEFORT, Claude. A invenção democrática: os limites da dominação totalitária. Tradução de Isabel Marva Loureiro. São Paulo: Brasiliense, 1983.

COELHO, Inocêncio Mártires. Interpretação constitucional. 3. ed. rev. e aum. São Paulo, 2007.

D'ANCONA, Matthew. Pós-Verdade:a nova guerra contra os fatos em tempos de fake news. Barueri: Faro Editorial, 2018.

FERNANDES, Bernardo Gonçalves. Curso de Direito Constitucional. 9. ed. Rev., atual. e ampl. Salvador: Juspodivm, 2017.

GAVIÃO FILHO, Anizio Pires. Colisão de direitos fundamentais, argumentação e ponderação. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2011.

KAKUTANI, Michiko. A Morte da Verdade: Notas sobre a mentira na era Trump. Rio de Janeira: Intrínseca, 2018.

PINHO, Clóvis Alberto Bertolini de. A atualidade do caso Ellwanger para os julgamentos recentes do Supremo Tribunal Federal em matéria de liberdade de expressão. Rev. Direito e Práxis., Rio de Janeiro, Ahead of Print, Vol. XX, N. X, 2023, p.1-28.

RUNCIMAN, David. Como a democracia chega ao fim. São Paulo: Todavia, 2018.

SARLET, Ingo Wolfgang. A eficácia dos direitos fundamentais: uma teoria geral dos direitos fundamentais na perspectiva constitucional. 11. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2012.

_______; MARINONI, Luiz Guilherme; MITIDIERO, Daniel. Curso de Direito Constitucional. 6. ed. São Paulo: Saraiva, 2016.

SCHLINK, Bernhard. Proportionality (1). In: ROSENFELD, Michel; SAJÓ, András. The Oxford Handbook of Comparative Constitutional Law. Oxford: Oxford University Press, 2012.

SCHIER, Paulo Roberto.Constitucionalização do direito no contexto da Constituição de 1988.In:CLEVERSON, Merlin (coord.). Direito Constitucional Brasileiro: Teoria da Constituição e Direitos Fundamentais. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2014. V. 1. P. 45-60

SILVA, José Afonso da. Curso de direito constitucional positivo. 29 ed. rev. e atual. São Paulo: Malheiros, 2006.

SILVA, Virgílio Afonso da. O proporcional e o razoável. Revista dos Tribunais 798 (2002): 23-50.

STEINMETZ, Wilson Antônio. Colisão de direitos fundamentais e o princípio da proporcionalidade. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2001.

STRECK, Lenio Luiz; MORAIS, José Luis Bolzan de. Ciência política e teoria do estado. 6 ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2008.

STRECK, Lenio Luiz. O que é isto – decido conforme minha consciência?. 6. ed. Porto Alegre: Livraria do Advogado, 2017.

STRUCK, Jean-Philip Struck. Entenda o PL das Fake News, inspirado em lei alemã.

Disponível em: https://www.uol.com.br/tilt/ultimas-noticias/deutschewelle/2023/04/29/entenda-o-pl-das-fake-news-inspirado-em-lei-alema.htm?cmpid=copiaecola. Acesso em 19.07.2023.

TASSINARI, Clarissa; MENEZES NETO, Elias Jacob de. Liberdade de Expressão e Hate Speeches: As Influências da Jurisprudência dos Valores e as Consequências da Ponderação de Princípios no Julgamento do Caso Ellwanger. In: Revista Brasileira de Direito, Passo Fundo, v. 9, n. 2, p. 07-37, 2013. Disponível em: https://seer.imed.edu.br/index.php/revistadedireito/article/view/461. Acesso em: 16 jul. 2023.

Publicado

2023-12-29

Como Citar

KNOLL, A.; FERNANDES MARTINS, A. . O PROJETO DE LEI 2630 E O IMPACTO DA DESINFORMAÇÃO NAS DEMOCRACIAS: DA LIBERDADE DE EXPRESSÃO À TIRANIA DA MENTIRA DIRECIONADA. Revista da Advocacia Pública Federal, v. 7, n. 1, p. 82-97, 29 dez. 2023.

Edição

Seção

Artigos