O TRIBUNAL DE CONTAS E AS CARREIRAS DE ESTADO COMO FATORES DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA: CONJUNTURA E TENDÊNCIA

Autores

Palavras-chave:

Direito Administrativo. Tribunal de Contas. Carreiras do Estado. Fatores de Transformação da Sociedade.

Resumo

O presente artigo objetiva analisar a efetividade da atuação dos Tribunais de Contas como protagonista frente ao alastramento da corrupção pelo país. Procura demonstrar o relevante papel institucional que a Constituição Federal atribuiu às Cortes de Contas, incumbindo-lhes a fiscalização do gasto do dinheiro público e o controle da eficiência e da integridade da administração pública na gestão do bem público, relacionando o cumprimento de sua tarefa como uma das condições para a realização plena dos direitos fundamentais. Analisa e critica a falência do modelo de controle externo, enfatizando, ainda, como fatores de transformação da sociedade brasileira, a liberdade de imprensa e o instituto do concurso público, de onde emergem servidores integrantes de carreiras de Estado como juízes, promotores/procuradores, polícia federal e advogados públicos, os quais exercem papel de destaque na transformação social.

Biografia do Autor

Adriano Antonio Sousa, AGU PGF

Procurador Federal, Especialista em Direito Penal pela Universidade de Franca/SP; Professor de Direito Previdenciário do UNIFEMM e Professor de Pós-graduação no Curso de Direito e Processo do Trabalho realizado pelo Centro de Atualização em Direito – Belo Horizonte/MG

Referências

BANDEIRA DE MELLO, Celso Antônio. Funções do Tribunal de Contas. RDP n. 72.

CABRAL FIGUEIREDO, Carlos Mauricio. Ética na gestão pública e exercício da cidadania: o papel dos tribunais de contas brasileiros como agências de accountability. O caso do Tribunal de Contas de Pernambuco. Disponível em http://unpan1.un.org/intradoc/groups/public/documents/CLAD/clad0044116.pdf - Acesso em 28.04.2017.

CAVALCANTI, Ministro Augusto Sherman. O Papel dos Tribunais de Contas da União e dos Estados na Defesa e no Exercício da Cidadania, palestra proferida no VIII Tríduo Jurídico, em Macapá-AP, em 11/11/2003.

FERNANDES, Jorge Ulisses Jacoby. Tribunais de Contas do Brasil: Jurisdição e Competência. 2ª Ed. Belo Horizonte: Editora Fórum, 2008.

MEDAUAR, Odete. Controle da Administração Pública. 3ª Ed. RT, 2014.

MOREIRA NETO, Diogo de Figueiredo, A responsabilidade do advogado de Estado. Disponível em http://abrap.org.br/wp-content/uploads/2012/12/res.pdf . Acesso em 26.04.2017

Publicado

2022-01-13

Como Citar

SOUSA, A. A. O TRIBUNAL DE CONTAS E AS CARREIRAS DE ESTADO COMO FATORES DE TRANSFORMAÇÃO DA SOCIEDADE BRASILEIRA: CONJUNTURA E TENDÊNCIA. Revista da Advocacia Pública Federal, v. 3, n. 1, 13 jan. 2022.

Edição

Seção

Artigos